Entrevista : Willian Couto

31 janeiro 2015

Oi gente tudo bem ?
Sei que muita gente deve estar se perguntando "uma entrevista?" , mas é isso mesmo que vocês leram...
Sempre, sempre mesmo amei os livros e além disso eu amava escrever (por isso o blog...), então achei que me ajudaria pedir uns conselhos á alguém que já escreveu. E ai como diz o velho ditado "juntei o útil ao agradável".
Fiz algumas perguntas e pedi para que as meninas dos grupos também fizesse e enfim o resultado você vai ler ai embaixo...


O que te motivou/inspirou a escrever ?
Não chamo de motivação, nem de inspiração, e sim, como necessidade- comparo com as necessidades fisiológicas. É algo que impulsiona a escrever mesmo que tudo diga não, mesmo com todas as dificuldades que a escrita implica - a necessidade é fisiológica e o ato de escrever é um parto com todas as dores e sensação de impotência. Não sei se me entende? Escrever, para mim. é algo inexplicável. É algo que sangra e ao mesmo tempo dá um prazer imensurável. É uma dubiedade de sentimentos que beira a loucura. Já tentei parar, mas não consigo.Então, simplesmente escrevo.
Entretanto o que motiva/ inspira as minhas histórias são as pequenas coisas que acontece ao meu redor. Gosto das pequenas coisas, dos pequenos detalhes do cotidiano.

Quando você percebeu que tinha esse dom da escrita?
Sempre li muito. Mas foi muito tempo só leitura, sem intenção de escrever. Até que apareceu a necessidade de dizer sem falar, então comecei a escrever em um blog com a temática cristã. No entanto, surgiu a necessidade de ir além do tema cristã e parei de escrever sobre religião, mesmo muito dos meus textos terem seus princípios. Vire e mexe paro numa questão religiosa mesmo não querendo. Todavia acredito que muito mais que dom é trabalho, aqueles primeiros texto que escrevi são horríveis. Até mesmo meu primeiro livro não me agrada tanto. é importante como caminho, mas não é o lugar que quero chegar

Como surgi os personagens? Você cria um perfil para eles antes da história ou eles simplesmente vão surgindo ao decorrer da história ?
Antes de tudo eu crio temas que quero falar, depois esquematizo os personagens; desenvolvo a personalidade, caracterizo, dou uma motivação. e por fim, inflo vida neles; Quando eles nascem tomam suas próprias decisões e caminhos. Entretanto, é fundamental ter as informações dos personagens catalogadas.

Você pensa em escrever outra história? 
Acabei de escrever um livro. Hoje finalizei uma peça de teatro. E estou com uma ideia de outro livro, mas esse pretendo escrever se conseguir uma vaga num curso de escrita criativa, mas estou elaborando o projeto.

Existe idade para escrever ?
Não. Cada um tem seu tempo e experiências, mas creio que exista uma maturação no "ser escritor" que se desenvolve indiferente da idade

Como foi o encontro com a editora? A escolha da capa ?
O contato com a ex editora do Enfim... Primavera foi muito tranquilo. Enviei o original pelo site e depois de 30 dias entraram em contrato para assinarmos o contrato. A capa e a diagramação foi decidida pela editora, como acontece na maioria dos casos, pois é uma decisão comercial que compete a editora. No entanto, ela fez um questionário sobre minhas intenções.

Agora para finalizar, um conselho para quem tem o sonho de publicar um livro?
Ler muito. É o primeiro e grande conselho que a maioria das pessoas dão. Mas aconselho a ir além e ler livros que sai fora do nosso universo. Ler os clássicos, os grandes livros e escritores. Também estudar sobre escrita é uma boa pedida. Depois de tudo isso escreve loucamente, todos os dias, pois se somente lê, o máximo que conseguiremos ser é um ótimo leitor. Escrever só se aprende escrevendo.


Bom e assim finalizamos nossa pequena entrevista e eu quero agradecer de verdade por me ajudar e deixar com que seu conhecimento ajudasse outras pessoas. Saiba que você foi um dos maiores responsáveis por eu acreditar que seria possível escrever um livro !

O livro esta disponível no Wattpad e quem quiser ler basta clicar neste link..
E caso queira procurar pelo livro ...  


Não esqueçam de cometar o que acharam viu?!

Beijoooos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário