Eu li: Coraline

29 janeiro 2016

Ooooi gente! Como vão?

Hoje eu venho falar para vocês sobre um dos meus queridinhos (tudo bem que são muitos os meus queridinhos, mas ok hahahaha).

Coraline, de Neil Gaiman, o livro que inspirou o filme que eu tanto gostei de ver e rever, por que quem me conhece sabe que eu amo ver mil vezes as minhas animações preferidas. <3
O livro foi publicado pela editora Rocco aqui no Brasil e tem cerca de 160 páginas.

Resultado de imagem para coraline livro

(essa capa já é linda, mas não é a mais linda de todas, acreditem)

Sinopse: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Resenha: O livro realmente é encantador. Não no sentido literal, afinal quem viu o filme sabe que a história é de dar medo. Quando eu digo encantador, falo do efeito no leitor quando o envolve em um mundo alternativo em que apesar de tudo parecer perfeito, não é. É uma ficção de dar medo, estruturada em um mundo onde as coisas podem ser ilusões assustadoras. O detalhe dos olhos de botão, das bonecas, da outra mãe ser tão bem construído é o que faz o leitor sentir medo a cada pequeno acontecimento. Por outro lado, os vizinhos de Coraline também acrescentam um humor que traz um ar exótico e belo, mostrado tanto no livro quanto no filme.
Uma dica para quem quer ler o livro: o filme e o livro são diferentes, já que no livro aparecem algumas cenas que não têm no filme.

Personagem principal: Coraline se muda para o palácio cor de rosa aborrecida, por ter que se afastar dos amigos e ir para um lugar como aquele. Ela não gosta do lugar e o acha um verdadeiro tédio. Seus pais nem sempre fazem as vontades dela, por que estão sempre trabalhando, ninguém lhe dá tanta atenção, e sua mãe não lhe dá o que ela gosta. 
Ela é uma garota agitada, mas sobretudo muito boa, apesar de ser um pouco brava. Está sempre procurando como chamar atenção e logo se vê em uma situação em que precisa ser muito corajosa, e ela é. Ela luta pelas pessoas que ama.

Personagens secundários: O que falar sobre eles? Hahaha. Amo muito cada um deles, mas os meus preferidos ainda são o gato e a Bela dama, claro (a outra mãe).
Também fazem parte da narrativa as vizinhas de Coraline, que são a Srta. Spink e a Srta, Forcible, além do exótico Sr. Bobinsky, que diz treinar um circo de ratos. Esse trio compõe cenas muito engraçadas, principalmente no filme!
E não esquecendo, é claro, do Wybie, o amigo de Coraline que tenta ajudá-la também <3

Resultado de imagem para coraline fotos

(Foto do filme - para mim, uma das melhores adaptações de livro já feitas!)

O livro é realmente emociante, pois ensina muitas coisas. Ensina devemos dar valor à nossa família, aos nossos pais, á nos mesmos, e também tentar sempre ver as coisas boas que estão em nossa volta e muitas vezes, a gente não vê.

E então, o que acham do livro? Já viram o filme?

Beijos de amor! <3


Paula Matcki

Nenhum comentário:

Postar um comentário