Eu li: Espelho das Cores - Pedro Ivo

08 agosto 2016

Oi, meus amores. A resenha de hoje é do livro "Espelho das cores" do autor Pedro Ivo.


Sinopse: O livro traz a história de Gabriel, um adolescente comum que vai à escola, frequenta um grupo de jovens da igreja e perturba-se com a descoberta da paixão, causando um conflito inesperado entre sua sexualidade e as convicções de sua religião. Entre segredos prometidos e traições inesperadas, essa história trata sobre a descoberta da sexualidade e o conflito amoroso, religioso e familiar. Escrito em múltiplas linguagens e por diversas vozes, o romance dialoga com a atualidade em busca do entendimento do outro, da compreensão humana, que vemos cada dia menos acontecer.

Isso que você diz é muito bonito, mas teórico. A realidade em que vivo é outra. Pessoas se juntam, na maioria das vezes, porque se atraem e não porque se gostam.

Resenha: Bom, nem sei como começar essa resenha, afinal são muitos pontos que eu queria discutir sobre esse livro, mas vamos lá. 
O livro me conquistou pela capa, como sabemos, sou uma pessoa que julga muito pela capa, então claro que eu me apaixonaria por uma capa maravilhosa dessas, não é mesmo?
O título a princípio me deixou meio "OI?" mas no decorrer da história, ele ganha todo sentido. 
As páginas são brancas e eu sei que muita gente não gosta, mas não me atrapalhou em nada, muito pelo contrário, consegui ler super rapidinho. 
As falas não tem travessão, nem nada, são apenas falas no meio do texto, no começo isso me incomodou, mas depois você já acostumou e nem precisa mesmo de travessões. 
O amor pra mim é esperar por mais que doa. É não deixar o orgulho se sobressair em uma situação talvez humilhante. É fazer coisas a favor desse sentimento, por mais difícil que seja. É, apesar de cansada, não cessar a busca que acaba por se tornar constante. É querer desistir, ter a consciência de que se deve desistir, e deixar o amor superar a razão! 

É um livro que vai falar sobre um personagem homossexual, ou seria bissexual? Porque logo no começo você vê a atração que ele sente por uma mocinha da história, entãaaaaao....
Mas o melhor de tudo é que o livro não focou inteiramente nesse ponto (personagem homossexual), ele tratou sobre religião, amizades, sexualidade, surpresas que a vida prega em nós e isso pra mim foi o ponto x do livro. Abordar tanto assunto importante de uma só vez, acredito eu que exige muita coragem, coisa que não faltou no Pedro. 
Eu não vivia antes daquela morte. Com ela, renasci. 
O personagem se vê em um problema grande, quando começa a se sentir atraído por um menino do seu grupo da igreja. Como seria aceito? Como viveria dessa maneira se isso é a coisa errada a se fazer?
Vemos não só os conflitos de Gabriel, mas também os de Anabelle, de Bruno, Juan.
Ambos sem amigos e passam por seus conflitos pessoais. Você se envolve tanto na história que sente vontade de conversar com os personagens. De até gritar "PELO AMOR DE DEUS, VOCÊS ESTÃO INDO PELO CAMINHO ERRADO", mas sabemos que o "errado" as vezes é o certo a se fazer.

E qual a vantagem de participar de um grupo em que todos se dizem iguais, mas me tratam com diferença?
Gostei da realidade que o livro trouxe, que mostra que nem sempre as coisas se separam, que as vezes elas precisam andar juntas, de mãos dadas.
Não é aquele livro que você já começa, imaginando o fim. É aquele livro que você nem sabe o que esperar. O fim te dá algo que você não esperava, mas que você aceita por ver o quanto aquilo pode ser real.
[...] fizeram Gabriel perceber como a dor da separação era compartilhada pelo universo, pela natureza, pelas almas entrelaçadas aos anos que se passaram, ás amizades que se perderam e se recuperaram, aos desejos, aos pensamentos,
Você vai se surpreender com esse livro, ele vai abrir tua mente e as coisas que você pensa. Vai te fazer enxergar as coisas de outra maneira.
Com certeza favoritado. Cheio de marcações e lições sobre a vida.

Ps: O autor estarás lançando um segundo livro - contendo as poesias que ficam sempre no início dos capítulos - na bienal. Fiz um post aqui no blog, explicando tudinho, basta clicar aqui e dar uma olhadinha.

Pretendo escrever um outro post relacionado e baseado nesse assunto, o que acham? Gostariam de ver?

E claro, quero deixar aqui o meu muito obrigado ao autor, que mesmo estando tarde, me ouviu falar sobre o que eu achei do livro e sobre como ele me ajudou.

Deixem o comentário de vocês dizendo o que acharam 💙

Beijinhos. 


34 comentários:

  1. Caramba, preciso ler esse livro! Gosto muito de livros que tratam esses temas pois isso ajudara quebrar paradigmas, e fachadas que temos sobre esse assunto, adoraria ler um post seu sobre isso! Mais um para a lista de desejados 😍❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, fico tão feliz que você pense dessa maneira!
      Farei o post com certeza!

      Excluir
  2. Não é a primeira resenha que vejo elogiando esse livro e gosto muito dos temas que o autor resolveu trazer. Ah, os diálogos sem travessão de início confundem mesmo, mas depois dá tudo certo, já vi alguns livros assim. Adorei a resenha, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente bom, se tiver a oportunidade de ler... Não vai se arrepender. <3

      Excluir
  3. Eu já vi esse livro e ia até fazer parceira com o autor e acabei que nem Fechei,mas a sinopse dele me chama muito atenção, levanta assuntos polêmicos e o melhor de tudo por autor do nosso país. Vou ler o mais breve possível,valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Achei o livro bem interessante e sua resenha me deixou mais ainda. Acho que esse entra pra listinha

    ResponderExcluir
  5. Pela sua resenha leria ele, gostei dos temas abordados, quase nunca leio livros assim, então super daria uma chance para ele.
    http://detudo-umtodo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom <3 Fico feliz que minha resenha tenha despertado interesse <3

      Excluir
  6. Égua, esse livro entrou para minha lista de leitura junto com Simon Vs a Agenda Homo Sapiens. Quero muito ler livros que tratam da sexualidade , mas não apenas dela em si e também conseguem criar toda uma narrativa envolvente. Parabéns pela resenha!
    lendodesconhecidoblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que esse livro faz! Aposto que você vai adorar.

      Excluir
  7. Bia!!! Eu lia a resenha desse livro com a sensação de: "Jesus, isso é tão real que chega doi." Tenho vários amigos que passaram por esse conflito entre a sexualidade e a religião e é um processo bem difícil, pois não é só esperar que o outro te aceite como é, mas é você mesmo passar a se aceitar a despeito de tudo que te ensinaram! Fantástico. Adorei.
    Um xêro.

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, adorei seu comentário! Conseguiu pegar exatamente o que eu quis dizer.
      Muito obrigada <3

      Excluir
  8. Que livro incrível ! é muito bom abordar esses assuntos.

    Acredito que tenha muitas quotes lindas e fiquei curiosa para ler!

    PArabéns pela bela resenha!

    Beijos
    Jéss
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Cara,eu preciso desse livro 😱 só vejo reaenhas positivas e além de tudo ,minha prima amou esse livro :) Eu acredito que ele é um livro super interessante e fantástico ,pois trata-se de assentos não bem aceitoa na sociedade .
    Adorei a resenha!!
    Beijos, meumundomeusbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, até agora não vi nenhuma pessoa falando mal sobre ele <3 é sensacional!

      Excluir
  10. Adorei o livro por causa de suas temáticas, tão bem descritas aqui na resenha. Sim, nós precisamos muito levar essas leiruras para quebrar o preconceito, e esse livro é show. Parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos mesmo, deveriam ser leituras obrigatórias, pra ver se entrava na cabeça das pessoas que o preconceito é algo que não deveria mais existir!

      Excluir
  11. Amei o livro a capa realmente é muito linda , o livro parece ser bem legal mesmo , amei a resenha parabéns !

    ResponderExcluir
  12. Só vejo resenhas maravilhosas e positivas, os temas abordados são bem necessários e interessantes para o quadro atual. Não vejo a hora de ler!!!

    Beijinhos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  13. Achei essa capa incrível, e o livro então parece ser super interessante, já vou anotar ele aqui na minha lista rs!
    Beijos

    www.ironiadascapas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Muito feliz pela resenha e pela receptividade nos comentários. Vocês todos fazem minha alegria como escritor e espero de coração que gostem de "Espelho das Cores" e suas temáticas desafiadoras! Lembrando que é possível adquiri-lo entrando em contato comigo pelo Insta @pedroivoautor ou pelo facebook na fanpage /pedroivoautor. Obrigado! <3

    ResponderExcluir
  15. Agora consegui ficar em meio termo com o livro... naquela leve dúvida de gostei e n2ão gostei kkkk

    Marcelo Júnior - Mistérios Literários
    http://misteriosliterarios.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos plantei uma sementinha de dúvida hahahhh

      Excluir
  16. Acho que seria um livro digno para ser lido por todos já que explora pontos tão pertinentes a sociedade... Amei a capa! Com certeza quero lê-lo em algum momento, inclusive faço questão que minha filha leia em algum momento também.

    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Acho que seria um livro digno para ser lido por todos já que explora pontos tão pertinentes a sociedade... Amei a capa! Com certeza quero lê-lo em algum momento, inclusive faço questão que minha filha leia em algum momento também.

    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, parabéns. O mundo precisa de mais pessoas como você!
      Espero que goste.
      Beijos

      Excluir
  18. Eu simplesmente amei esse livro. E o autor é um amor de pessoa. Todos deveriam ler. Adorei a resenha. 😘

    ResponderExcluir