3 aplicativos pra cuidar da sua saúde mental

07 novembro 2017

Oi, como vocês estão?
Hoje eu vim aqui indicar alguns aplicativos que vão ajudar você a se sentir um pouquinho melhor ou pelo menos monitorar um pouquinho mais sobre o que sente.
Como usamos a tecnologia pra tudo hoje em dia, acho legal que a gente também a use para coisas úteis como organização, cuidar da saúde, melhorar a criatividade e coisas do tipo. E como vocês sabem (se me acompanham ou me conhecem há um tempo) eu sou a louca dos aplicativos. Adoro testar coisas novas.

◆ O primeiro aplicativo que eu vou indicar pra vocês é o menthal.
Ele promete te mostrar o quanto você fica no celular, em que você gasta seu tempo enquanto está no celular, a primeira vez que você checa seus emails depois de "acordar". É fogo porque a gente vê o quanto tem dependência dessas coisas.
Eu testei todos os aplicativos que vou indicar por um sistema IOS, mas dei uma pesquisada e vi que eles também existem para o Google Play, então baixe e vai lá ser feliz.


Pontos positivos: 
Sabe aquela velha frase que a gente tanto escuta dos nossos parentes? "Porque você fica tanto nesse celular?" Pois é, agora você vai poder responder. 
E falando sério, você vai poder ver se o tempo que você passa no celular, é fazendo coisas positivas, coisas produtivas ou se você está apenas gastando seu tempo com coisas sem necessidades, procrastinando e coisas do tipo. 

Pontos negativos: 
O aplicativo é em inglês, bem básico mas ainda assim inglês. Sei que incomoda muito ser assim, mas né, é o que temos por enquanto. 

Vi muitas pessoas elogiando o aplicativo pra IOS, mas para o Google vi muita gente que reclamou bastante que travava e tudo mais (na atualização passada) não sei se melhorou, então se vocês testarem e gostarem, me conta ai embaixo. 

◆ O segundo aplicativo que tenho pra indicar é o Cíngulo. (e acho que o meu preferido da lista também.) 
Esse aplicativo é o seguinte, ele vai te ajudar a cuidar da sua autoestima. Vivemos em um tempo onde nossa autoestima tá lá no chão, porque elevam padrões tão impossíveis de ser alcançados que acabamos nos sentindo mal por não ser tudo aquilo que a gente "deveria" ser. E não é só sobre se sentir bonita, é sobre se sentir útil, sobre se sentir boa. 
Resultado de imagem para cingulo app
Retirei esse trechinho do site, com a explicação deles mesmo:
"A autoestima influencia todos os aspectos da vida. Sua relação consigo tem um impacto direto no seu nível de felicidade, nas suas conquistas profissionais e, principalmente, nos seus relacionamentos afetivos.
Pensando nisso, unimos nosso conhecimento clínico e científico com uma tecnologia inovadora para criar o Cíngulo: um aplicativo com conteúdos, técnicas e exercícios para você mesmo poder fortalecer a sua autoestima."

O aplicativo tem vários testes, vídeos, textos e coisas do tipo, pra te ajudar a refletir, pensar um pouco mais sobre as causas e consequências daquilo que você sente. 

Pontos positivos: O aplicativo é realmente bom e útil. Ele conta com vários testes que te fazem refletir muito e por experiência MINHA eu digo que muita coisa que ele me disse, fez com que eu abrisse os olhos para onde estava o meu problema e tentar tratar isso internamente, comigo mesma. 
Também tem uma tabelinha do humor, onde você entra todos os dias e diz como se sentiu durante aquele dia e diz as coisas mais importantes, por exemplo "O que te fez feliz hoje? O te deixou triste?", no seu profissional "O que te fez bem? O que te faz?" e assim vai, tem espaço para anotações e depois tem um gráfico bem legal, mostrando se você ficou mais feliz, se você passou um período difícil, enfim, muito bom. 

Pontos negativos: Ele disponibiliza 5 sessões gratuitas e a partir daí você precisa pagar um plano mensal/semanal/anual, como preferir. Eu acho que se o aplicativo realmente te ajudar, vale a pena pagar por um mês sei lá e ver se tem um bom retorno, quem sabe?! 
A parte sobre registrar o humor, é gratuita, então vocês podem entrar lá todos os dias pra fazer seus registros e anotações. 

 ◆ Terceiro e último aplicativo que tenho pra indicar pra vocês é o "Querida Ansiedade"
Esse aplicativo, como o nome bem diz, é pra que você aprenda a lidar com a sua ansiedade. Que você aprenda a controla-la. 
Além de contar com esse visual incrível, ele ainda tem uma parte voltada só para a explicação do aplicativo, como para que serve cada lugar, o que você deve fazer em cada caso e coisas do tipo.


 Captura de tela do iPhone 1

Pontos positivos: Ele conta com uma série de coisas que podem te ajudar a tirar suas dúvidas sobre o que é a ansiedade, sobre como ela se manifesta, como você pode controlar e coisas do tipo. Outra parte que eu acho bem legal é a dos "exercícios práticos" onde a gente tem uma parte só falando sobre a escrita terapêutica e sobre meditações. Então te fala como melhorar usando essas duas ferramentas.

Pontos negativos: Eu não sei se o aplicativo é muuuuito novo, mas ele ainda tem pouco conteúdo. Não que isso seja um problema, porque acho que tem material suficiente pra você começar. E o acredito que ele ainda será atualizado, porque na parte de escrita mesmo tem uma coisa com parte 4 de 6, então acho que a pessoa vai atualizando ele aos poucos. 

Eu espero que vocês tenham gostado das dicas e aproveitem muito bem elas. Lembrem-se sempre de cuidar de si mesmo e não trocar uma ajuda médica por um aplicativo, esses são apenas complementos. Se você não está se sentindo bem, procure ajuda, converse com alguém. 
Vai ficar tudo bem. 

Beijinhos ♡

Ah e se vocês usarem algum legal, que eu não mencionei ai, me conte nos comentários que eu vou adorar conhecer. 




14 comentários:

  1. Oi adorei os apps, já conhecia o Querida Ansiedade, os outros não. Mas acho ótimo a proposta deles, também gosto de um app (não lembro o nome) que foi criado para ''rebater'' os desafios da baleia azul, e todo dia tinha desafios positivos como: dizer para alguém da familia ''eu te amo'' e entre outros. Super legal <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu dei uma pesquisada depois de ler o seu comentário e descobri que o nome desse é Baleia rosa <3 já baixei e vou testar. Obrigada pela dica

      xoxo

      Excluir
  2. Vou baixar este ansiedade sou muito ansiosa obrigada

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma pessoa bem abalada psicologicamente instável, então tem muitos momentos do meu dia em que eu me sinto sufocada. Acho que ter algo além das músicas para me acalmar seria bom. Muita gente acha que no celular só tem bobeira, mas esses apps são a prova disso :) adorei as indicações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mesmo. Muita gente acha que a gente só fica usando como perda de tempo, mas temos uma infinidade de ferramentas que podem nos ajudar.

      Excluir
  4. Gostei desses apps,principalmente o Cingulo,só a parte de pagar que achei ruim.Mas adoro fazer testes e quero ver realmente se hoje fui feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixa sim, quem sabe não te faz bem e você acaba assinando <3

      Excluir
  5. Eu ja baixei o da Querida ansiedade, no começo me ajudou um pouco. Irei baixar os outros para testar. Otimo poste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, depois me diz o que achou e te ajudou <3

      Excluir
  6. Nossa, gostei muito. Preciso de um celular novo, mas aí vou baixar todos. Você arrasa como sempre. <3

    ResponderExcluir
  7. Super adorei duas dicas, vou baixar com toda certeza! Pra falar a verdade, não tinha conhecimento que existia apps assim ou não tinha curiosidade ou interesse em procurar. Adorei, bjos

    ResponderExcluir